Aqui estou eu para vos falar de uma grande manhã passada na Quinta do Vale do Armo, situada perto do Sardoal, famosa pelas suas janelas floridas, e por conseguinte denominada Vila Jardim, tendo como cicerones, o Tiago Alves e a Sara Remigio, apaixonados pela produção de vinhos de grande qualidade. É propriedade do Grupo Miralagos que adquiriu em 2004 uma área de terreno com o objectivo de plantar uma vinha, cujos terrenos outrora (durante o período da 2ª Gerra Mundial) haviam produzido vinha e também linho. O armo é um artefacto que compõe a roca, objecto este que servia para tecer o linho pelos artesãos.
Quinta Vale do Armo - Vila Jardim Branco Regional 2010
Eis uma deliciosa surpresa ! Um vinho sedutor em que a ligação do Syria com o Arinto resulta num branco fantástico de se beber, com um óptimo corpo, delicioso e fino, que enche a boca. De aspecto cristalino e cor citrina brilhante, tem um aroma muito delicado, temperado muito pela tangerina e pelo pêssego, ainda com um certo apelo floral. Depois apresenta uma boa acidez, um elevado requinte e persistência. Final de bom comprimento, limonado e persistente. (13%). O seu preço na loja anda à volta dos 4 euros e a minha classificação pessoal fixa-se nos 93 pontos.
Quinta Vale do Armo - Vila Jardim Tinto 2009
Feito com Trincadeira, Merlot, Aragonês e Syrah, tem aroma intenso e profundo, fumado, de fruta preta madura compotada. Compacto na boca, com bons taninos, de final acetinado, apimentado e longo, muito boa acidez a conferir frescura e muito equilíbrio. Outra belíssima surpresa. (14%) O seu preço na loja anda à volta dos 5 euros e a minha classificação pessoal fixa-se nos 92 pontos.
Quinta Vale do Armo - Vila Jardim Tinto Escolha 2008
Eis um tinto ambicioso, de grande qualidade, cor granada intensa, que no inicio da prova parece não querer mostrar todo o seu potencial. Encorpado, com madeira imponente, fruta preta (ameixas pretas, amoras e cerejas), café, algumas especiarias, chocolate intenso envolvente, tem uma boca com um bom volume, cheia de garra, algo complexo, com taninos vivos, final de bom comprimento. (14%). O seu preço na loja anda à volta dos 8 euros e a minha classificação pessoal fixa-se nos 90 pontos.
Quinta Vale do Armo - Espumante Bruto 2009
Vinho de cor amarelo brilhante, com fruta de polpa branca e frutos tropicais, bolha persistente, com uma mousse elegante, boa estrutura e acidez que lhe dá muita frescura e longevidade. Final de boca fresco, elegante e agradável. O seu preço na loja anda à volta dos 8 euros e a minha classificação pessoal fixa-se nos 91 pontos.
Sem comentários:
Enviar um comentário