Nunes Barata, Vinhos, SA


Eis-me aqui para vos falar dos vinhos Nunes Barata, um projecto vitivinícola com origem em Cabeção, alto Alentejo, zona com um distinto historial na produção de vinhos de grande qualidade. São quase 60 hectares de vinha (80% das castas são tintas, Baga e Tinto Cão incluídas), que dão origem a grandes vinhos, construídos e criados numa adega toda ela pensada para que também as pessoas com mobilidade reduzida a possam visitar. Ora após o assinalável sucesso na produção e comercialização da marca Grou, os irmãos Luís Miguel e José Manuel Nunes Barata, continuando a tradição familiar que já vem do início do séc. XIX, lançaram no mercado novos vinhos (brancos, tintos, rosés), para além do Reserva e ainda enorme Grou 09 Family Collection, um dos melhores 10 vinhos portugueses, com um preço a rondar os 80 euros e apenas 2000 garrafas produzidas, numeradas e assinadas ! E é para vos falar, estes dois últimos que aqui estou. 
 
Em primeiro lugar, o Nunes Barata Reserva Tinto de 2010, um vinho abaixo dos 10.5 euros, feito com as castas Syrah, Trincadeira, Alicante Bouschet e Touriga Nacional, que estagiou em barricas de carvalho francês durante 9 meses. De cor rubi intensa, destacam-se no nariz os poderosos aromas a frutos vermelhos, um toque de chocolate negro, baunilha e especiarias, gengibre e balsâmico. Depois é suave mas ao mesmo tempo austero na estrutura, sumarento, elegante e de taninos finos, firmes e redondos. Um vinho cheio de personalidade. A minha classificação fixa-se nos 92 pontos.
 
Depois para vos falar do enorme Grou Family Collection de 2009. Um vinho feito com 8 castas tintas (baga e tinto cão incluídas), que estagiou 18 meses em barrica e mais 18 em garrafa, de cor negro opaco mas com tons violeta, é um vinho poderoso e elegante a todos os níveis. No nariz, sobressaiem as notas a fruta escura confitada, ligeira torrefacção, algumas nozes e cera, especiarias e um balsâmico bem suave. Ora se no início da prova este vinhão escorrega tranquilo, a continuação impressiona a todos os níveis, com taninos quase como se se fossem derretendo, terminando depois em especiaria sempre com uma estrutura fina e delicada. Tem um final bem longo e todo ele cheio de classe. Seguramente um icon para dar baile a muitos que militam no top ten nacional. A minha classificação fixa-se nos 97 pontos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário