Visita à Adega de Luis Pato e Filipa Pato

De visita à Adega de Luis Pato e Filipa Pato, situada em Amoreira da Gândara, no concelho de Anadia, dois grandes nomes da região da Bairrada, o destaque para dois grandes vinhos provados: o Nossa Branco 2009 e o Abafado Molecular Rosé.

Nossa Branco de 2009

Este Nossa é de facto, um grande branco, sem qualquer maquilhagem. Resultante de um projecto a dois, entre Filipa Pato e o seu marido William, tem cor amarela pouco intensa, um nariz tipicamente bairradino, depois é cheio de corpo, rico e complexo, com aromas a avelã com muita fruta, frescura intensa um fundo mineral portentoso. O seu preço anda à volta dos 22 euros e a minha classificação pessoal fixa-se nos 92 pontos.

Abafado Molecular Rosé de 2009

Este é um daqueles néctares dos deuses, austero e fadado para o sucesso, um vinho doce, melado, com tanto de clássico como de experimentalista. Neste caso as uvas são colhidas na época normal, mas o mosto não completa a fermentação, uma vez que esta é interrompida quando se atinge o volume de álcool pretendido, com a congelação do mosto. Feito com Baga, tem um aroma excitantemente fresco, com notas a pêra, alguns frutos vermelhos, com uma acidez bem equilibrada e perfeito para sobremesas. O seu preço anda à volta dos 13 euros e a minha classificação pessoal fixa-se nos 94 pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário