Visita à Quinta das Bageiras


A Quinta das Bágeiras foi fundada em 1989 pelo Mário Sérgio, que reuniu as vinhas de várias gerações da sua família, fazendo um total de 12 hectares. Logo nesse ano, os primeiros vinhos ganharam alguns prémios a nível nacional e em 2004 foi eleito o Agricultor do Ano em Portugal. Nesta minha visita fui super bem recebido pelo senhor Bernardo, sendo que mais tarde se juntou a nós o próprio Mário Sérgio, um grande defensor tão mal-amada Baga e um brilhante produtor. Dos vários vinhos fantásticos provados, o destaque vai para um par de excelência a meu ver: o Quinta das Bágeiras Garrafeira Tinto 2004 e o Quinta das Bágeiras Garrafeira Branco 2009.

Quinta das Bágeiras Garrafeira Tinto 2004

Um grande tinto austero e expressivo, com muito boa cor e uma forte presença aromárica. Nariz cheio de notas fumadas, cereja, bagas silvestre bem maduras, com taninos elegantemente frescos, carnudos e finos, é um tinto vigoroso e impressionantemente cheio de raça. O seu preço anda à volta dos 19 euros e a minha classificação pessoal fixa-se nos 94 pontos.

Quinta das Bágeiras Garrafeira Branco 2009

Amarelo palha intenso na cor. Um nariz portentoso com notas de limão, ananás e marmelo, cheio de riqueza mineral, revela-se na boca uma intensa frescura. Envolvente, austero, cremoso, encorpado, complexo mas com muito carácter, tem uma acidez vibrante com um final fresco e longo. Pelo preço (11 euros) não provei melhor em Portugal.No fundo, um daqueles paradigmas de elegância e corpo, que se bebe tão só por puro prazer e que vai aguentar decerto mais um porradão de anos. A minha classificação pessoal fixa-se nos 95 pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário