Casa de Mouraz

No passado sábado, tive a oportunidade de visitar a Casa de Mouraz, localizada em Mouraz, concelho de Tondela, pioneira na prática de agricultura biológica na região demarcada do Dão, uma das mais importantes e prestigiadas denominações de origem portuguesas. As castas predominantes são Tinta Roriz, Touriga Nacional, Alfrocheiro, Água Santa e Jaen nos tintos e Malvasia Fina, Bical, Cerceal-Branco e Encruzado nos brancos. Este projecto pioneiro na produção de vinhos de quinta de forma ecológica, da responsabilidade do grande António Ribeiro e da sua mulher, Sara Dionísio, tem como intuito a criação de vinhos autênticos e personalizados, que respeitem e exprimam toda a riqueza do seu terroir. Dos vários vinhos provados, o destaque vai para dois grandes vinhos que prometem dar que falar.

Casa de Mouraz, Private Selection 2009

Elaborado com as castas Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Roriz, Jaen e com a quase desconhecida Água Santa, provenientes de vinhas velhas cultivadas de forma ecológica, no absoluto respeito pelo seu terroir de origem, este vinho estagiou durante 8 meses em barricas de carvalho Nevers. De cor violácea brilhante, distinto nos aromas, com notas florais notáveis, fruta preta madura, apimentado, chocolate negro e distinto como poucos no Dão, barrica perfeitamente integrada, grande carácter, de taninos polidos, com excelente acidez e grande personalidade.A minha classificação pessoal fixa-se nos 93 pontos.

Casa de Mouraz Air Vinho Verde 2010


Eis um vinho que vai dar muito que falar meus caros ! É daqueles verdes que se revelam através de uma empatia imediata. De brilho cristalino e aroma rico, este AIR Verde, tem nariz mineral, pautado por uma surpreendente sensação de frescura e tropicalidade, onde se libertam notas de limão, ananás, alperce e alguma flor de laranjeira. Depois está muito bem estruturado, tendo um final longo, expressivo e memorável. A minha classificação pessoal fixa-se nos 91 pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário