Visita à Quinta das Casas Altas

Recentemente tive a oportunidade de visitar a Quinta das Casas Altas em Casével, perto de Santarém, propriedade da família Gaspar, com as vinhas plantadas em terrenos argilo-calcários de encosta no coração do Ribatejo. A ideia dos donos da mesma é a de produzir vinhos de qualidade tirando proveito das condições geológicas e climáticas, simultaneamente com respeito pelas riquezas naturais, história e ambiente únicos da região. Em cerca de 24 hectares podemos encontrar o syrah, o cabernet sauvignon, a touriga nacional, o castelão, a trincadeira, o arinto, o fernão pires, o chardonnay e o moscatel. Dos vários vinhos provados na companhia dos donos da Quinta e da enóloga Teresa Nicolau, o meu destaque vai para dois vinhos enormes. Um branco e um outro tinto. O Quinto Elemento Arinto 2010 e o Quinto Elemento Syrah 2009.

O Quinto Elemento Arinto de 2010 tem 13% e um nariz divinal, vibrante, fino e atractivo. Na boca sobressaiem sabores de frutos maduros cristalizados, lima, toranja e manga. É todo ele redondo, com uma leve secura aveludada num comprido, delicado e algo irreverente final. O seu preço na loja anda à volta dos 6 euros e a minha classificação pessoal fixa-se nos 93 pontos.

Quinto Elemento Syrah de 2009 tem 14% é um vinho enorme, completa e apaixonadamente redondo, com uma tonalidade granada/violácea impressionante. Aroma de Syrah maduro, sugestões de compotas de amoras, ameixas pretas, moca, pimenta, chocolate negro, folhas de louro mergulhadas em água, tudo muito bem arrumado e devidamente contido. Um vinho que cresce na boca, com taninos de seda bem estruturada, com muito fruto de qualidade, revelando-se um vinho mítico, sedutor, provocador e cativante na sua frescura e equilibrio. De final intensamente longo devido à presença de infatigáveis taninos. Em suma, eis um vinho que vai dar muito que falar pois reúne todas as condições para se tornar num vinho de culto em Portugal ! Atenção a duas coisas. Não conheço muitos Syrahs assim no Mundo e apenas foram produzidas cerca de 1500 garrafas numeradas. O seu preço na loja da quinta andará à volta dos 8 euros e a minha classificação pessoal fixa-se nos 97 pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário